Páginas

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Doenças de Inverno



É quando a temperatura baixa que diversas doenças passam a atormentar o organismo.


Vírus e bactérias aproveitam os locais fechados, cheios de gente, para se espalhar e provocar de espirros a dores no corpo.


O sistema respiratório é o principal alvo desses problemas, que merecem ser remediados o quanto antes para evitar complicações.


Conheça as doenças mais comuns do inverno e saiba como preveni-las


Fontes: José Dirceu Ribeiro, pneumologista da Unicamp; Elnara Negri, pneumologista do Hospital Sírio-Libanês; Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações; Cleonice Hirata, otorrinolaringologista da Unifesp; Raquel Stucci, infectologista da Unicamp; Elie Fiss, pneumologista do Hospital Oswaldo Cruz; Eduardo Meyer, pneumologista do Hospital Albert Einstein.




Nas próximas publicações, as Doenças de Inverno serão nossos assuntos principais. Iniciamos com a postagem do dia 25/07 sobre a Bronquite. Sendo a referência o site citado abaixo.




Fonte: Revista Saúde - Hotsite de Inverno - http://saude.abril.com.br/especiais/inverno/

sábado, 25 de junho de 2011

Bronquite


O que é ? Trata-se da inflamação dos brônquios, uma espécie de tubo que sai da traqueia para conduzir o ar até os pulmões. O problema pode ter origem alérgica ou ser deflagrado por vírus e, mais raramente, bactérias. Quando o sistema imune dá bobeira, uma gripe é capaz de abrir a porteira para a complicação nos brônquios. Eles ficam mais contraídos e, com isso, a respiração se torna penosa. Substâncias tóxicas, encontradas no cigarro ou no ar poluído, também têm potencial para desencadear a bronquite.



Sintomas: Tosse, falta de ar, expectoração excessiva, febre, chiado ou dores no peito.



Tratamento: Varia de acordo com a causa. Numa crise de bronquite, os especialistas se valem da inalação e aproveitam a própria via respiratória para administrar uma lista de medicamentos, como anti-inflamatórios, broncodilatadores e até antibióticos - caso as bactérias já tenham se intrometido na história. Se a inflamação dos brônquios tem fundo alérgico, outras drogas, caso dos antialérgicos, são requisitadas.




Prevenção: As medidas que afastam gripes, resfriados e afins também garantem a proteção contra a bronquite - ou seja, lavar bem as mãos e, quando possível, evitar aglomerações. Pessoas com histórico do problema são até aconselhadas a tomar a vacina contra a gripe. Dieta balanceada, sono de qualidade e uma baixa a agentes tóxicos, como os do cigarro, também são boas estratégias para deixar os brônquios em paz. Manter os ambientes da casa livres de poeira e mofo é útil para prevenir crises da doença quando ela está vinculada a processos alérgicos.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Sarampo





O sarampo é uma doença infectocontagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele.




O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.

Sintomas:
Além das manchas avermelhadas na pele (exantema maculopapular eritematoso), que começam no rosto e progridem em direção aos pés, podemos citar os seguintes sintomas: febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas (exantema de Koplik).




Otite, pneumonia, encefalite são complicações graves do sarampo.

Diagnóstico:
É feito através de exames clínicos e, quando necessário, confirmado por exame de sangue.

Tratamento:
Por ser uma doença autolimitada, o tratamento é sintomático, isto é, visa ao alívio dos sintomas. Paciente com sarampo deve fazer repouso, ingerir bastante líquido, comer alimentos leves, limpar os olhos com água morna e tomar antitérmicos para baixar a febre. Em alguns casos, há necessidade de tratamento para o aumento de imunidade.

Vacina :
A vacina contra o sarampo é eficaz em cerca de 97% dos casos. Deve ser aplicada em duas doses: a primeira entre o nono e o décimo segundo mês de vida e a segunda entre os quatro e seis anos de idade.




No Brasil, desde o ano 2000, não foram mais registrados casos de transmissão autóctone do vírus do sarampo. No entanto, como ocorreram casos importados da doença em alguns estados, exceção feita às mulheres grávidas e aos indivíduos imunossuprimidos, todos os adultos que não foram vacinados e não tiveram a enfermidade na infância devem ser vacinados.




Recomendações:





* Não se descuide do programa de vacinação de seus filhos. A vacina contra o sarampo é a melhor forma de evitar a doença que pode ser grave, especialmente se elas estiverem debilitadas;


* Procure saber a causa da doença de crianças que convivem com seus filhos. O sarampo é uma doença altamente contagiosa e de caráter epidêmico;





* Não deixe de procurar atendimento médico se aparecerem manchas avermelhadas na pele de sua criança, mesmo que ela tenha sido vacinada contra o sarampo;





* Investigue se você teve a doença na infância ou tomou a vacina quando criança. Em caso de dúvida, é melhor procurar um centro de vacinação.





Fonte: Site do Dr. Dráuzio Varella

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Pule corda e extermine calorias

Além de ajudar a emagrecer, a atividade melhora coordenação e resistência



Por parecer brincadeira de criança, muita gente não a valoriza. Mas pular corda é uma excelente atividade física.



Pode ser o empurrão que faltava para quem está tentando sair do sedentarismo ou até complementar outros esportes, com a intenção de reforçar o condicionamento físico.



“Para quem ainda não tem fôlego, pular corda é um bom início. Você pode começar bem leve, de 5 a 10 minutos por dia”, diz o professor de educação física Marcio Acoaviva, coordenador da Academia Needs, de São Paulo.



“A corda auxilia ainda na prática de corrida, ciclismo e boxe, entre outros esportes. Você varia o trabalho aeróbico e reforça o condicionamento cardiovascular”, completa o professor José Ricardo Martins Junior, gerente técnico da Academia Body Planet, do Rio de Janeiro.



A atividade é uma verdadeira máquina de exterminar excessos: a prática de 20 minutos pode queimar 300 calorias e reduzir a gordura corporal. Por outro lado, também proporciona o fortalecimento do abdômen, dos braços e dos membros inferiores (deixa panturrilhas e coxas torneadas e bumbum durinho). "E ainda aumenta a agilidade, a concentração, melhora o equilíbrio e a coordenação motora”, completa o professor José Ricardo.



Por ser uma atividade de impacto, só é preciso ter cuidado com lesões em tornozelos, quadris e joelhos. “Deve ser evitada por quem tem dor nessas áreas ou algum problema na coluna. Aliás, sentiu qualquer incômodo, interrompa o exercício”, alerta Marcio Acoaviva. De preferência, faça sob supervisão de um professor de educação física.



É fácil começar. Basta um pequeno espaço, uma corda firme e tênis de boa qualidade e com amortecimento capaz de deve absorver o impacto causado pelos saltos em sequência.



Inicie com séries de 5 a 10 minutos por dia, pelo menos duas vezes por semana para que os resultados possam ser eficientes. “Caso sinta cansaço, pare um pouco, respire. Verifique sua frequência cardíaca – se estiver alta, dê um tempo e só depois reinicie”, ensina o professor da Academia Needs.



“Pule dois minutos, descanse um. Repita de três a quatro a quatro vezes”, finaliza o especialista. Com a evolução, você pode chegar a pular três vezes por semana, em séries de 20 a 30 minutos.




Fonte: Site IG - Sessão Saúde - http://saude.ig.com.br/bemestar/