Páginas

domingo, 6 de junho de 2010

Colesterol . . .


O colesterol é um tipo de lipídeo (ou gordura) que o organismo usa para produzir hormônios, vitamina D e substâncias que auxiliam na digestão. O corpo humano fabrica todo o colesterol de que precisa. Essa tarefa é desempenhada pelo fígado.

Os dois tipos principais de colesterol são o HDL e o LDL. Há também o VLDL, que não tem muita importância clínica.

O HDL, também conhecido como “bom colesterol”, é uma lipoproteína de alta densidade. O “bom colesterol (HDL) remove as gorduras dos vasos sanguíneos arteriais, deixando as paredes desses vasos bem limpas e flexíveis.

O LDL, também chamado de “mau colesterol”, é uma lipoproteína de baixa densidade. O “mau colesterol” (LDL) deposita gordura nos vasos sanguíneos arteriais, deixando as paredes desses vasos estreitas e endurecidas (arteriosclerose).

Note que a saúde dos vasos sanguíneos arteriais depende da relação de trabalho entre o HDL e o LDL. Isto significa dizer que quanto mais alto for o HDL, melhor será a saúde dos vasos arteriais. Caso contrário, onde o LDL esteja alto, pior será a saúde dos vasos arteriais, podendo ocorrer arteriosclerose e doenças cardiovasculares como o infarto do coração e o derrame cerebral.

Conheça os 10 alimentos que ajudam a derrubar o colesterol, diminuindo os níveis de moléculas gordurosas no sangue.

Já se sabe que frituras, excesso de carne vermelha e pacotes de salgadinhos industrializados devem ser evitados por contribuírem, pois contribuem para o aumento do colesterol ruim.

Porém, recentemente, a Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, divulgou uma lista de 10 alimentos que derrubam o colesterol. O segredo, no entanto não está somente em deixar de comer e sim, em ingerir ingredientes que, consumidos periodicamente, dão boa saúde ao coração. São eles:

1. Aveia - ela tem betaglucana, um tipo de fibra solúvel que inibe a síntese do colesterol.
2. Soja – seus grãos carregam a proteína que auxilia a excreção de ácidos biliares no intestino.
3. Fitoesteróis – encontrados nas margarinas, leites, iogurtes, diminui a absorção do colesterol ingerido.
4. Cevada – presença na maioria dos grãos integrais, ela fornece vitaminas e minerais importantes, principalmente vitamina B e selênio.
5. Peixes gordos – salmão, sardinha, arenque, cavala e atum. Eles têm ômega-3, que ajuda o coração substituindo as gorduras saturadas e aplacando os efeitos do mau colesterol.
6. Feijão – suas fibras permitem reduzir em até 10 % os níveis de LDL
7. Oleaginosas – castanhas, nozes e amêndoas possuem gorduras monoinsaturadas que elevam o HDL, a versão benéfica do colesterol.
8. Berinjela e quiabo – possuem substâncias antioxidantes.
9. Óleos vegetais – de soja, milho ou girassol, têm ômega-6, que reduz os níveis do colesterol.
10. Maçã, morango e frutas cítricas – são ricas em pectina, fibra que contribui para a eliminação do colesterol.



Nenhum comentário:

Postar um comentário