Páginas

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Dia da Audição


“Neste dia 10 de novembro comemora-se o Dia da Audição, data criada com o intuito de alertar a população sobre a importância do ouvido e os cuidados essenciais para se evitar a perda auditiva. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Otologia, através da Campanha Nacional da Saúde Auditiva, faz um alerta sobre o uso correto de aparelhos sonoros e as consequências de seu volume alto para o ouvido.

1,5 milhões de brasileiros sofrem de perda auditiva causada pelo som alto dos MP3. Cerca de 20% da população sofre com problemas de zumbido. No Brasil, isso significa algo em torno de 30 milhões de pessoas. Entre as principais causas que contribuem para o aumento deste número está o volume alto dos mp3 players. Segundo dados da OMS, pelo menos 5% foram causados pelo mau uso destes aparelhos. Por isso, no dia da audição, comemorado em 10 de novembro, a Sociedade Brasileira de Otologia promove a Campanha Nacional da Saúde Auditiva, a fim de informar e conscientizar sobre os riscos que o som alto dos mp3 players pode trazer à audição. De acordo com especialistas da SBO, o limite máximo permitido de exposição a sons, inclusive pela legislação brasileira, é de 85 decibéis.

A partir daí há risco de perda auditiva, que irá depender da intensidade do som (volume), tempo de exposição e sensibilidade de cada indivíduo. Assim, quanto maior a intensidade, maior a chance de se desenvolver surdez mesmo que a exposição seja por um período menor. “O uso de Ipods e similares apresenta um risco muito alto para a saúde auditiva, pois os fones estão inseridos no canal auditivo e levam o som diretamente à membrana timpânica, sem nenhum meio de proteção às delicadas estruturas que compõem a orelha interna”, explica o Presidente da Sociedade Brasileira de Otologia, Dr. Silvio Caldas.

A surdez relacionada à exposição a sons intensos é cumulativa, ou seja, uma vez cessada a exposição ao ruído, a perda de audição estaciona, porém não regride. Deixar o volume do tocador de mp3 na metade do volume máximo do aparelho, ficar atento para que o som saído dos fones não seja ouvido pelos amigos ao redor, evitar permanecer muitas horas seguidas ouvindo mp3 e buscar ajuda médica a qualquer sinal de alteração da audição são dicas simples, que contribuirão para a proteção do ouvido e manutenção da saúde auditiva. Além disso, outros sons comuns no dia a dia podem causar danos a saúde auditiva, caso a intensidade sonora em decibéis seja superior ao indicado. Veja e fique atento:

Turbina do avião a jato 140 decibéis Arma de fogo 130-140 decibéis Serra elétrica 110 decibéis Cortador de grama 107 decibéis Shows de Rock, com distância de 1 a 2 metros da caixa de som 105-120 decibéis Furadeira pneumática 100-105 decibéis Piano tocando forte 92-95 decibéis Pátio do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (medição fornecida pela Infraero) 80-85 decibéis Avenida movimentada 85 decibéis Tráfego pesado 80 decibéis Automóvel (passando a 20 metros) 70 decibéis Conversação a 1 metro 60 decibéis Sala silenciosa 50 decibéis Área residencial à noite 40 decibéis Falar sussurrando 20 decibéis “
Os ouvintes devem ter mais atenção com a sua audição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário