Páginas

terça-feira, 23 de novembro de 2010

UNHAS: Garanta a beleza e a saúde

Não adianta. Mesmo que você não queira, é quase instintivo reparar nas mãos de outras pessoas. É que elas são instrumentos do nosso corpo quase sempre expostos e, além disso, estão constantemente em movimento. Por isso, manter as unhas bem cuidadas não é mero capricho, mas sim uma obrigação. E, para isso, não é preciso ir semanalmente à manicure. Você mesmo pode cuidar da aparência de suas unhas.

Mas é bom lembrar que as unhas não revelam apenas detalhes de higiene e gosto pessoal de cada um. Alguns sinais que aparecem nelas podem indicar problemas de saúde.

As unhas são formadas por uma proteína chamada queratina. Essa mesma proteína pode ser encontrada na pele, nos cabelos e também nos corpos de alguns animais.

Fique de olho nos sinais !

As unhas crescem em média 0,1mm por dia. Porém, seu tamanho, cor e textura podem ser afetados pela falta de vitaminas e má alimentação. Quando há deficiência de cálcio, por exemplo, as unhas ficam logo fracas e quebradiças.

Aquele conhecido "descascar" pode ser um forte sinal de que você não está consumindo tanto cálcio quanto deveria e, por isso, seu corpo está reclamando.

Além disso, há outras dicas que nosso organismo nos dá através das unhas. Observando o aspecto delas é possível identificar (ou ao menos desconfiar de) algumas doenças. De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, os principais sinais são:

Unhas sem cor: podem indicar anemia;

Unhas amareladas: podem ser sinal de diabetes;

Unhas com uma metade branca e outra avermelhada: podem ser sintoma de doenças renais.

Mas não confunda estes aspectos com aquele ponto ou manchinha branca que algumas vezes aparece nas unhas. Estes pequenos sinais são muito comuns e não merecem atenção, pois normalmente são causados por lesões ou pancadas na base da unha e desaparecem conforme ela vai crescendo.


Já os fungos e bactérias são os grandes inimigos das unhas. Além de danificá-las, causam grandes incômodos. Por isso, ao perceber manchas estranhas e modificações nas unhas, procure logo seu dermatologista.

Dieta rica e balanceada, unhas saudáveis e bonitas

Para ter unhas sempre bonitas e saudáveis não basta ser rigoroso com elas, mantendo-as limpas e bem cuidadas. Uma boa alimentação, diversificada e rica em nutrientes vai fazer milagres por suas unhas - assim como por sua pele e por seus cabelos.

O cálcio é um dos ingredientes principais quando o assunto são as unhas, uma vez que fortalece e dá consistência a elas. Enriqueça sua dieta com leite e seus derivados, além de frutos do mar e peixes, e garanta o cálcio do cardápio.

Não esqueça ainda do ferro, um nutriente imprescindível para a beleza de suas mãos. Ele está presente principalmente nos vegetais de folhas escuras e nas frutas vermelhas.

Cuidados básicos

Alguns cuidados simples, aliados à boa alimentação, vão deixar suas unhas lindas. Aposte!

- Use material individual para corte e limpeza das unhas.
- Pare de roer as unhas! Além de deixar as mãos feias, este hábito propicia o aparecimento de fungos.
- Utilize luvas de algodão para trabalhos secos e luvas de borracha para trabalhos com água.
- Não exagere no esmalte. Pintar as unhas com frequência pode deixá-las amareladas. Se este é um hábito que você não consegue mudar, experimente ficar alguns dias com as unhas limpinhas. Assim, elas poderão "respirar", mantendo sempre sua cor natural.

No caso de qualquer dúvida, procure seu dermatologista.


Fonte: http://www.jnjbrasil.com.br/noticia_full.asp?in=1527&noticia=1584&pos=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário