Páginas

domingo, 30 de janeiro de 2011

Doenças de Verão


Especialistas indicam cuidados para evitar doenças de verão.


Otite, micose e brotoeja são algumas das doenças recorrentes nesta época do ano. Médicos especialistas dão orientações para que elas não estraguem as férias de toda a família.


Difícil no verão é ficar em casa. Quem resiste à piscina ou à praia no calor? Depois de tanto nadar, Juliana foi parar no médico. Está com otite mais uma vez. “Começa aquela dor de ouvido, e de repente parece que é uma dor muito forte”, diz Cristiane Conde, mãe de Juliana.


Como agir na hora da dor? “No máximo colocar uma compressa morna, um saco de água quente na orelha que está doendo, um paninho passado com ferro quente. Não é bom pingar nada no ouvido. Em 15, 20 minutos já terá aliviado o desconforto. No dia seguinte ela deve procurar um profissional capacitado”, explica Laiza Dias Peres, otorrinolaringologista.


Na hora da limpeza, hastes flexíveis não devem ser introduzidas no ouvido. Nem de crianças, nem de adultos. “Essa limpeza deve ser feita com uma toalhinha ou uma gaze, com tecido bem macio, somente na região externa com o dedo, de preferência com o mindinho, só até onde o dedo consegue ir”, alerta a médica


Nessa época do ano, as doenças de pele também são comuns. Segundo os médicos, a mais frequente é a micose, que são manchinhas brancas causadas por um fungo que adora umidade e temperaturas altas. “É muito importante nesta época do ano usar roupas frescas, leves, de preferência de algodão. Sapatos mais abertos e arejados, caso use um sapato fechado não use o mesmo diariamente”, orienta Daniela Nunes, dermatologista.


“Por mais que a gente tome as nossas precauções de não ficar com roupa abafada, sempre aparecem brotoejas, eu não sei como evitar”, diz Renata Vasconcelos, mãe de Sarah.


“A brotoeja se dá geralmente por excesso de suor, o suor acaba cristalizando na pele, obstruindo os poros. A drenagem do suor fica comprometida e daí ocorre uma irritação na pele, a glândula fica obstruída parcialmente”, diz Antônio Carlos Turnes, pediatra.


Quando isso acontece, o médico recomenda: “Mantenha a região limpa. Use sempre a espuma e não esfregue o sabonete e dê preferência aos sabonetes líquidos”.



Fonte: Jornal Hoje - Rede Globo


Matéria exibida na Edição do dia 26/01/2011 - http://g1.globo.com/jornal-hoje/

Nenhum comentário:

Postar um comentário