Preste atenção em alguns cuidados na hora de se alimentar em clubes e praias e diminua os riscos de intoxicação
Passar o dia em uma praia ou piscina é um programa bastante procurado nos meses de verão. O que muita gente se esquece, no entanto, é de planejar o que comer durante o período em que estiver nesses ambientes e acaba optando pelas ofertas mais cômodas, mas não necessariamente mais saudáveis.
Os alimentos vendidos nas praias nem sempre têm procedência segura e preparo adequado. Além disso, as altas temperaturas facilitam o crescimento de cultura de bactérias, por isso, os cuidados com a conservação dos alimentos precisam ser redobrados.
Para diminuir os riscos de intoxicação alimentar e ficar livre de vômitos, diarreias, desidratação e mal-estar, procure adotar os seguintes cuidados:
- dê preferência a alimentos mais leves, como frutas, verduras e carnes brancas grelhadas.
- escolha picolés à base de água, que ajudam a hidratar o corpo e são menos calóricos que os cremosos.
- invista no consumo de água de coco, pois ela contem alto valor de sais minerais e vitaminas.
- evite alimentos gordurosos, que dificultam a digestão e têm alto valor calórico, como espetinho de queijo coalho. Pastéis e churros, além de serem gordurosos, ainda podem ser prejudiciais se a qualidade do óleo utilizado na fritura não for boa.
- não exagere nas bebidas alcoólicas, pois podem prejudicar a desidratação.
- verifique a temperatura e o cheiro dos alimentos.
- Ao comprar um sanduíche natural, confira se o produto está fresco, embalado e refrigerado adequadamente. Lembre-se de que para ser natural, o sanduíche deve ser feito com alimentos leves, como vegetais, peito de peru, queijo branco e atum.
- Sempre que for comprar algum alimento, como milho cozido e sucos, verifique a limpeza do local e a higiene do vendedor.
- Lave as mãos. Essa atitude simples pode prevenir a disseminação de doenças.
- Se possível, leve alimentos de casa, como frutas, água, lanches e biscoitos sem recheio. Além de economizar na praia ou no clube, você também aumentará sua segurança alimentar.
Fonte: Site Hospital do Coração
Publicado no: site UNIMED - http://www.unimed.com em 09 Fevereiro 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário