Páginas

sábado, 14 de agosto de 2010

Dormir bem é fundamental . . .


Enquanto dormimos, o organismo libera hormônios essenciais para a manutenção da saúde e da disposição.

Não dê ouvidos aqueles que menosprezam o sono, dizendo que as horas em que desligamos o cérebro e verdadeiramente descansamos são um grande desperdício de tempo. “A quantidade de horas dormidas é importante, mas também é preciso prestar atenção à qualidade do sono.

Existem diversas funções orgânicas - como a liberação de hormônios essenciais - que dependem diretamente dessa qualidade”, alerta Luciano Ribeiro Pinto, médico do Instituto do Sono, ligado à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Para que o sono seja aproveitado de maneira plena, precisamos colaborar com algumas práticas saudáveis, tais como fazer exercícios físicos, ter momentos de lazer, alimentar-se de forma equilibrada. Com esse suporte, a hora de dormir certamente será revertida em relaxamento e reenergização.

Quem precisa de uma forcinha extra, deve investir em alguns rituais que ajudam a atiçar a sonolência. Roupa confortável, ambiente silencioso, escuro e aconchegante, além de horários regulares para dormir e acordar.

Fonte: Site Nestlé Faz Bem Saber

2 comentários:

  1. Legal Claudia. Acho interessante o assunto sobre a importância do sono, e uma das coisas que sempre venho mencionando aos pais da minha clinica - as crianças precisam dormir, e "bem". Acredito que falar sobre o sono na infância, tambem seja interessante para abordarmos também as dificuldades que a criança terá em relação a sua agilidade motora e pensamento, quando não dorme bem! Parabéns, Luciana Gurgel

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo ter gostado da última postagem... E valeu pela dica... é bem interessante e oportuna para o mundo infantil atual, no qual as crianças dormem tarde, acorda tarde, entre outros comportamentos que não são saudáveis para o desenvolvimento infantil. Vou pesquisar algum texto e publicá-lo. Obrigada por nos seguir. E continue mandando sugestões. Abraço. Cláudia

    ResponderExcluir