Páginas

domingo, 22 de agosto de 2010

Vegetarianismo: opção saudável ou radicalismo?


A busca por uma vida mais saudável, um corpo mais bonito e um organismo em melhor funcionamento muitas vezes levam as pessoas a buscar melhores formas de se alimentar. Às vezes, uma razão emocional ou ideológica também pode contar pontos nesta mudança de estilo de vida.


Estas e outras razões são as que acabam levando as pessoas a se tornarem vegetarianas. Os "carnívoros" torcem o nariz para a carne de soja, enquanto os vegetarianos passam bem longe das churrascarias.

Radicalismos à parte, será que ser vegetariano realmente é uma opção mais saudável? Os especialistas garantem que o vegetarianismo pode até ser uma boa opção. Porém, os adeptos deste cardápio mais radical precisam aprender a combinar corretamente os alimentos para obter a proteína e o ferro de que o organismo necessita.

Os nutrientes de origem animal são indispensáveis?

Os defensores do vegetarianismo garantem que a alta ingestão de alimentos ricos em proteínas - como feijão, ervilha, grão-de-bico e soja - já é suficiente para suprir a necessidade do organismo desta substância.

Só é necessário ressaltar que a proteína de origem animal tem alto valor biológico, pois nela encontramos todos os aminoácidos (componentes básicos das proteínas) essenciais ao nosso organismo.

O valor biológico da proteína vegetal, por outro lado, é menor, sendo necessário, assim, combinar várias fontes de proteína vegetal para se obter todos os aminoácidos essenciais e não apresentar doenças decorrentes da carência de proteínas.

Outro componente importante que deve ser lembrado é a vitamina B12, presente apenas nos alimentos de origem animal. Esta vitamina é essencial para o sistema nervoso e deve ser consumida para que o organismo possa suprir suas necessidades naturais.


Buscando nutrientes em outras fontes

Para quem decide ser vegetariano, uma alternativa é incluir no cardápio alguns produtos de origem animal, como o ovo, o leite e seus derivados.

Além disso, os produtos à base de soja podem ser encontrados em grande variedade nas gôndolas dos supermercados. A proteína texturizada de soja (mais conhecida como carne de soja) é um exemplo deste tipo de produto.

Apesar de ter valor biológico menor e não possuir vitamina B12, a proteína de soja tem como vantagem ser rica em fibras, auxiliando o funcionamento intestinal.

Importante: caso você decida mudar seu estilo de alimentação, optando pelo vegetarianismo, é essencial consultar um médico especialista ou nutricionista para saber se é preciso tomar suplementos de alguma vitamina ou qualquer outro nutriente.

Uma alimentação balanceada é a melhor saída

É importante lembrar que nenhum alimento é completo por si só. Assim, uma alimentação equilibrada pode ser conseguida sem radicalismos. É importante consumir cereais e derivados, frutas, legumes e verduras, além de ingerir muita água.

Para quem não abre mão da carne e seus derivados, o ideal é diminuir o consumo, dando espaço a outras fontes de proteínas.

Uma vida mais saudável também engloba bons hábitos - como a atividade física, boas noites de sono e a eliminação de vícios como o cigarro e o álcool. Sem exageros, o organismo agradece, refletindo em saúde e disposição.


Fonte: http://www.jnjbrasil.com.br/noticia_full.asp?in=1&noticia=1433&pos=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário