Páginas

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Idosos de Hoje

Encarar a maturidade como um processo natural e positivo é o primeiro passo para aproveitar essa fase da vida em toda a sua plenitude.

Ser idoso hoje é bastante diferente do que antigamente. Avanços tecnológicos, a medicina preventiva, incentivos à qualidade de vida e até cosméticos ajudam as pessoas a envelhecerem melhor. Tais ferramentas deixam nossos corpos mais preparados para essa fase da vida, que pode ser aproveitada de maneira serena, feliz e ativa.

Para que isso aconteça, no entanto, é preciso deixar para trás a ideia que alguém espalhou por aí de que envelhecer é ruim. A velhice é um estágio natural da vida, assim como as outras idades e etapas da vivência, e deve ser encarada com otimismo para que se possa enxergar as oportunidades que esta fase oferece – sem sofrimento e lamentações. Há também quem diga que a terceira idade seja a melhor idade, mas o importante mesmo é vivê-la com entusiasmo e buscar harmonia nos vários aspectos da vida.

Equilíbrio

Nem sempre é fácil saber lidar com as mudanças que ocorrem em virtude do envelhecimento. A rapidez para se movimentar já não é a mesma de antes, o período de recuperação de doenças é mais longo e o risco de quedas é maior. Começar a se cuidar desde jovem pode aumentar as chances de uma velhice saudável e mais tranquila, mas nunca é tarde para mudar os maus hábitos.

Para viver melhor, com mais saúde e em boa forma, é fundamental buscar o equilíbrio, por isso:
• Alimente-se com moderação, mas não abra mão de, de vez em quando, deliciar aquele bolo que você adora, respeitando sempre as recomendações médicas, se houver;
• pratique exercícios físicos regularmente, mas sem exageros;
• fique longe de vícios que podem destruir seu corpo, como o cigarro;
• procure evitar situações de estresse.

Além disso, mantenha-se ativo, descubra novos interesses, encare desafios inéditos, alimente as relações sociais, cultive hobbies e prazeres simples, invista em seus sonhos e aproveite a liberdade que maturidade oferece.

Fonte: Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil

Site: http://www.unimed.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário