Páginas

quarta-feira, 10 de março de 2010

Reeducação Postural Global - RPG


A Reeducação Postural Global, ou RPG, é um método de fisioterapia que trata das desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente. É uma técnica revolucionária que considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura.

Desenvolvida na França no início da década de 80, pelo terapeuta Philippe Emmanuel Souchard, a RPG ameniza desde dores cervicais e lombares até problemas respiratórios, desvios e alterações na formação e na arquitetura do corpo.

A RPG proporciona um tratamento individual, ativo e progressivo, encarando cada caso (sejam dores na coluna, nos joelhos, hérnias de disco ou quaisquer outros) como possível decorrência da postura global, partindo da constatação de que traumatismos, torções e até problemas emocionais acabem sendo compensados pelo corpo, refletindo-se em más posturas cotidianas.

Esse tratamento parte de uma avaliação individual, sistemática e criteriosa, relacionando a história do indivíduo, sua alteração postural e sua função muscular, tentando estabelecer causas e conseqüências das dores ou sintomas. O tratamento é totalmente livre de medicamentos e realizado com trabalhos respiratórios, posturais e alongamentos. As sessões individuais duram cerca de uma hora e são semanais. Inicialmente, são realizadas dez sessões; depois é feita uma reavaliação do paciente, com o intuito de definir se existe a necessidade de continuar o tratamento. Atenção, o RPG é realizado exclusivamente por fisioterapeutas.

O método não visa atender apenas indivíduos que estejam sentindo dor, mas também aqueles que desejam encontrar um melhor equilíbrio e harmonia corporal como forma de prevenção.

As indicações mais freqüentes são:

- Alterações posturais comuns, como hipercifose (dorso curvo) que pode gerar dor nos ombros e pescoço por sobrecarga; hiperlordose (aumento da curvatura lombar) que pode produzir dor lombar ou nos joelhos; escoliose (desvio da coluna) que além de produzir alteração estética pode levar a tensionamentos musculares e dor;
- Prevenção e tratamento de condições patológicas como hérnias de disco, osteófitos (bico de papagaio), cervicalgia, dorsalgia, lombalgia, dores articulares e reumáticas;

- Indivíduos que praticam atividade física regularmente, evitando atitudes viciosas e melhorando a estabilização articular, o que previne lesões e dor pós-atividade;
- Prevenção de lesões no esporte através da melhora da função muscular;
- Indivíduos que não apresentam sintomas, mas apresentam encurtamentos musculares importantes.

Para quem sofre com as conseqüências que a má postura causa, eis uma excelente dica. Para os que só prezam o bem estar e preferem prevenir a remediar, a RPG também pode ser uma ótima pedida.


Autora: Drª. Thayane Maronjo Francisco - Fisioterapeuta


Nenhum comentário:

Postar um comentário