Praticar exercícios físicos e manter uma alimentação equilibrada são importantes em qualquer época da vida. A melhora do condicionamento do corpo e bem estar físico e mental são alguns benefícios adquiridos com o hábito. Durante a gravidez essas práticas também são recomendadas. No entanto, antes de começar qualquer atividade é fundamental a liberação do médico e o auxílio de um profissional de educação física.
Atividades físicas adequadas só trazem benefícios para a gestante. Além de diminuírem as chances de ocorrer complicações obstetrícias, proporcionam uma recuperação mais rápida após o parto, evitam as dores nas costas, mantêm o equilíbrio emocional e reduzem o estresse comum nesse período. Outro aspecto essencial durante a gestação é o controle do peso. Mulheres obesas têm mais chances de sofrer abortos espontâneos e de ter complicações como hipertensão e diabetes gestacional. Os exercícios físicos auxiliam a gestante a combater esses eventuais problemas.
O programa de exercícios ideal inclui atividades aeróbicas, ginástica com pesos e alongamento. A mulher que normalmente não pratica nenhuma atividade física deve começar com exercícios de baixo impacto como: natação, hidroginástica e caminhada. Quem já tem o hábito de se exercitar deverá adaptar seu treino diminuindo a intensidade e a velocidade à medida que a gravidez evolui.
As atividades físicas recomendadas variam de acordo com o período da gestação. Confira abaixo qual o exercício adequado em cada fase:
* Do 1º ao 3º mês
Caminhada – caminhe diariamente de 20 a 30 minutos. Encontre o seu ritmo e adapte-o a sua energia a cada dia. Peça para alguém lhe acompanhar.
Alongamento – Se puder pratique exercícios de alongamento duas a três vezes por semana, entre 30 e 60 minutos. Eles diminuem a tensão muscular, ativam a circulação, liberam os movimentos e aumentam a consciência corporal.
Hidroginástica – exercício relaxante que na companhia de outras pessoas e em horários fixos, de duas a três vezes por semana, acabam se tornando bons motivadores.
Ioga - os movimentos suaves da ioga ajudam na respiração, além de fortalecer os músculos e dar mais flexibilidade. Se as séries forem leves podem ser praticadas diariamente, ou três vezes por semana.
* Do 4º ao 6º mês
Caminhada vigorosa – nesse período é recomendada diariamente ou quatro vezes por semana, pelo menos por 30 minutos. A caminhada melhora o condicionamento cardiovascular e “recarrega as baterias”.
Hidroginástica – os exercícios praticados na água amortecem o impacto sobre as articulações. Pratique de três a quatro vezes por semana, se conseguir. Se as aulas tiveram mais do que 30 minutos pare antes de ficar cansada.
Exercícios em elípticos – aparelho encontrado em academias que eliminam a tensão no abdômen, nas costas e nos músculos dos pés. Recomenda-se trocar a corrida por esse tipo de exercício nessa fase da gestação. Pratique de quatro a cinco vezes por semana, se este for o único exercício, no máximo 30 minutos.
Abdominais modificados – Prefira o abdominal deitada. O método tradicional deve ser evitado. Uma bola de ginástica ajuda a fazer abdominais mais intensos e seguros. Faça três séries de 8 a 10 repetições, pelo menos duas vezes por semana.
* Do 7º ao 8º mês
Natação – nesse período recomenda-se nadar com braçadas longas ou apenas boiar de costas. O maiô deve ser confortável de maneira que não atrapalhe os movimentos. O ideal é praticar natação diariamente, de 20 a 30 minutos.
Tai-chi – essa prática é ideal para esse período da gestação. Os movimentos leves ajudam a relaxar e a poupar energia para o nascimento do bebê. Pratique de 10 a 30 minutos, de duas a três vezes por semana. Antes de começar a praticar qualquer um desses exercícios consulte o seu médico para se saber quais atividades você poderá realizar em casa fase da gestação. A opinião dele é imprescindível.
Fonte: Livros “Concepção e gravidez depois dos 35 anos” e “A Saúde dos nossos filhos”, Publifolha (pesquisa realizada no dia 21 de maio de 2007).
Olá,
ResponderExcluirGostei deste assunto
Quero saber se vocês possuem um e-mail ou twitter para que eu possa entrar em contato.
Meu e-mail é: carolinacruz.ad@gmail.com
Obrigada!
Abraços.