Páginas

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Doação de Medula Óssea


O que é a medula óssea?

A medula óssea é um tecido gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecido popularmente por “tutano”. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. O transplante de medula óssea é recomendado a pacientes com doenças que afetam as células do sangue, como leucemias, anemia aplástica e linfomas. O transplante é a substituição da medula óssea doente por uma saudável. Com isso, o organismo do paciente transplantado passa a produzir novas células da medula óssea e do sangue.

Para se tornar um doador é preciso:

- Ter entre 18 e 55 anos de idade;
- Estar em bom estado geral de saúde;
- Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue.

Como é feita a doação?

Existem duas formas de doar. A escolha do procedimento mais adequado é do médico. Nos dois casos, a medula óssea do doador se recompõe em apenas 15 dias.

No primeiro caso, o doador é anestesiado em centro cirúrgico. A medula é retirada do interior dos ossos da bacia por meio de punções com agulhas. Os doadores retornam às suas atividades habituais uma semana após a doação.

O segundo procedimento chama-se aférese. O doador toma um medicamento que faz com que as células da medula óssea sejam levadas para a corrente sanguínea.

Estas células são retiradas pelas veias do braço do doador, com uso da máquina de aférese.

Enfim, a doação de medula óssea é um procedimento seguro que não causa qualquer problema à saúde do doador.

Abaixo alguns comentários de doadores e parentes de receptores...

A doação é um ato de solidariedade e pode ajudar pacientes que têm o transplante como única chance de cura. É mais fácil encontrar um doador compatível na população do paciente. Por isso, quanto maior o número de brasileiros cadastrados, maiores as chances dos pacientes. André de Souza Chagas [doador voluntário de medula óssea]

Todos os dias penso nas coisas boas que temos que fazer para tentar amenizar o sofrimento de pessoas que necessitam de uma simples ajuda, um simples ato. 1º doador de medula óssea do Pará

Querido doador, obrigado pelo seu grande gesto de solidariedade e amor ao próximo. Você salvou a vida de nossa menina. Com carinho, Papai e Mamãe. Trecho de carta enviada pelos pais de uma paciente transplantada ao doador

Todas estas informações estão contidas num folder foi realizado em parceria com: Fundação do Câncer / INCA - Instituto Nacional de Câncer / SUS - Sistema Único de Saúde / Ministério da Saúde - Governo Federal. Está disponibilizado em material impresso e por arquivo pdf no site do INCA.


Fonte: http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/Cemo/saibacomoserumdoador_folder.pdf

Um comentário:

  1. Me cadastrei como doadora voluntária de medula óssea, mas tenho o maior medo de ligarem pedindo que eu doe porém, é maior a alegria que sinto em saber que posso ser útil para salvar toda uma família pois, não é só ao paciente que estamos ajudando. Me recordo de um louvor que diz "prova de amor maior não há, que doar a vida pelo irmão"... e essa é uma forma de doarmos vida.

    ResponderExcluir