Páginas

domingo, 27 de junho de 2010

Inverno e Doenças Respiratórias


É preciso tomar muito cuidado para se manter livre das doenças respiratórias no inverno.

Com a chegada do inverno é comum o aparecimento de doenças respiratórias. A maioria destas doenças pode ser evitada com cuidados muito simples. Estas doenças infecciosas podem atingir pessoas de qualquer sexo e idade, mas principalmente crianças e idosos que são mais vulneráveis a esse tipo de enfermidade, pois possuem um sistema imunológico mais frágil que o dos adultos.

Segundo o médico, vários fatores favorecem a disseminação de doenças respiratórias tais como: aglomerações de pessoas, clima frio, intensificação da poluição associado ao ar seco, mudanças bruscas e constantes de temperatura, o estado nutricional e imunológico, fatores emocionais e a presença de algum tipo de doença crônica em especial as de pulmão.

Quando inspiramos, o ar passa por um processo de umidificação antes de chegar aos pulmões, como no inverno o ar costuma ficar mais seco esse processo é comprometido. Isso dificulta a respiração e facilita o aparecimento de doenças respiratórias.

Considerando que por causa do frio as pessoas costumam ficar trancadas todas juntas em ambientes fechados, a facilidade com que vírus e bactérias se espalham é muito grande. O quadro ainda é agravado pela poluição que costuma ficar maior nos meses mais frios, pois a temperatura mais baixa dificulta a dispersão dos poluentes no ar.

Os vilões mais comuns, responsáveis pelas doenças respiratórias e desconforto nesta época são os vírus e bactérias. “Não devemos esquecer que as enfermidades relacionadas com as doenças alérgicas também podem ser um complicador. Quando sabemos as características e sintomas das doenças fica mais fácil combatê-las”, explica Dr. Samir El Haje.

As enfermidades respiratórias podem ser divididas em doenças alérgicas, doenças crônicas de pulmão e as infecções respiratórias. As mais comuns nessa época do ano são: amidalite, bronquite, gripe, otite, pneumonia, faringite, asma, laringite, resfriado, rinite e a sinusite. Todas podem ser prevenidas com alguns cuidados básicos. É importante lembrar que quem já possui quadro clínico com alguma doença alérgica ou crônica deve procurar o seu médico no inverno.

A estação do inverno é inevitável, mas algumas atitudes simples pode nos manter livres das doenças respiratórias. Segue algumas dicas:

- Vacine-se contra a gripe todos os anos
- Faça vacina contra o pneumococco a cada cinco anos
- Fuja das aglomerações de pessoas
- Fique longe de ambientes fechados ou sem boa ventilação
- Desvie os ambientes poluídos
- Tenha cuidado com a higiene corporal, e mantenha suas roupas de cama e vestimenta sempre limpas.
- Evite mudanças bruscas de temperatura e ambientes com ar condicionado
- Elimine bebidas muito geladas
- Tenha uma dieta saudável e equilibrada, mantenha-se bem hidratado.
- Use roupas adequadas à estação
- Mantenha controle rigoroso das doenças crônicas
- O uso de umidificadores ou de bacias cheias de água aumentam a umidade do ar e facilitam a respiração.
- Evitar banhos muito quentes impede que a camada de gordura da pele seja retirada, o que evita que ela fique seca ou que apareça algum tipo de alergia.
- Fazer exercícios físicos aumenta a capacidade respiratória, por isso não pare de se mexer por causa do frio.
- Lave as mãos com freqüência para evitar que você mesmo leve microorganismos nocivos para a sua boca.
- O inverno é uma boa hora para parar de fumar, pois os fumantes e as pessoas que convivem com eles têm muito mais chances de contrair enfermidades respiratórias que as outras pessoas.

Em caso de dúvidas, sempre procure um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário