Páginas

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Cosméticos Infantis


Produtos cosméticos feitos para crianças podem ser utilizados a partir dos 5 anos de idade.

Segundo especialistas, as crianças observam muito as atitudes dos adultos e tendem a copiar os passos daquelas pessoas que admiram. Por isso, não é raro encontrar uma menina experimentando o sapato da mãe ou algum item do estojo de maquiagem. Da mesma forma, os meninos anseiam por fazer a barba e usar a loção cheirosa que o pai espalha no rosto todas as manhãs.

Para satisfazer esses pequenos consumidores, as indústrias de cosméticos lançam todo ano uma série de produtos elaborados especialmente para as crianças. Entretanto, é muito comum os pais ficarem em dúvida sobre o momento certo e a segurança ao usá-los.

A dermatologista Roseli Andrade* esclarece que a pele e o cabelo de crianças e bebês ainda estão em amadurecimento e, por isso, são muito finos e delicados. “Nessa fase, ainda não há a resistência necessária aos agressores do meio externo, como vento, sol, poeira e compostos químicos. Por isso, o ideal é evitar ao máximo o uso de produtos químicos na pele e no cabelo antes dos 5 anos de idade”.

Sobre maquiagens para as meninas, Roseli orienta que os pais devem comprar os produtos com base aquosa e com pigmentos removíveis com água. “Deve ser dada preferência aos pigmentos com composição mineral, evitando o uso de maquiagem com pigmentos muito aderentes e de bases oleosas. Algumas marcas realizam testes dermatológicos, mas é sempre bom verificar a procedência para evitar reações alérgicas e dermatites de contato”.

Os meninos também gostam de ficar bonitos, afinal, tudo é diversão. Os produtos preferidos da molecada são as tatuagens adesivas e o gel para fazer penteados radicais.

“Existem adesivos que possuem corantes à base de minerais e água, portanto, não ocasionam alergias”, conta a dermatologista. “O gel para cabelo não deve possuir álcool na sua composição. Tomando esse cuidado, a criança poderá usá-lo todos os dias. Hoje, a maioria dos géis é livre de álcool”.

Converse com seus filhos e procure por essas informações nos rótulos dos produtos. Os fabricantes que fazem testes dermatológicos costumam colocar o dado em destaque. Mantenha-se informado e ajude as crianças a se divertirem com segurança.


Autora: Roseli Andrade - Dermatologista, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e membro da Academia Americana de Dermatologia.

Fonte: http://www.nestle.com.br/site/revistanestlecomvoce

Nenhum comentário:

Postar um comentário