Páginas

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Doação de Medula Óssea


O que é a medula óssea?

A medula óssea é um tecido gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecido popularmente por “tutano”. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. O transplante de medula óssea é recomendado a pacientes com doenças que afetam as células do sangue, como leucemias, anemia aplástica e linfomas. O transplante é a substituição da medula óssea doente por uma saudável. Com isso, o organismo do paciente transplantado passa a produzir novas células da medula óssea e do sangue.

Para se tornar um doador é preciso:

- Ter entre 18 e 55 anos de idade;
- Estar em bom estado geral de saúde;
- Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue.

Como é feita a doação?

Existem duas formas de doar. A escolha do procedimento mais adequado é do médico. Nos dois casos, a medula óssea do doador se recompõe em apenas 15 dias.

No primeiro caso, o doador é anestesiado em centro cirúrgico. A medula é retirada do interior dos ossos da bacia por meio de punções com agulhas. Os doadores retornam às suas atividades habituais uma semana após a doação.

O segundo procedimento chama-se aférese. O doador toma um medicamento que faz com que as células da medula óssea sejam levadas para a corrente sanguínea.

Estas células são retiradas pelas veias do braço do doador, com uso da máquina de aférese.

Enfim, a doação de medula óssea é um procedimento seguro que não causa qualquer problema à saúde do doador.

Abaixo alguns comentários de doadores e parentes de receptores...

A doação é um ato de solidariedade e pode ajudar pacientes que têm o transplante como única chance de cura. É mais fácil encontrar um doador compatível na população do paciente. Por isso, quanto maior o número de brasileiros cadastrados, maiores as chances dos pacientes. André de Souza Chagas [doador voluntário de medula óssea]

Todos os dias penso nas coisas boas que temos que fazer para tentar amenizar o sofrimento de pessoas que necessitam de uma simples ajuda, um simples ato. 1º doador de medula óssea do Pará

Querido doador, obrigado pelo seu grande gesto de solidariedade e amor ao próximo. Você salvou a vida de nossa menina. Com carinho, Papai e Mamãe. Trecho de carta enviada pelos pais de uma paciente transplantada ao doador

Todas estas informações estão contidas num folder foi realizado em parceria com: Fundação do Câncer / INCA - Instituto Nacional de Câncer / SUS - Sistema Único de Saúde / Ministério da Saúde - Governo Federal. Está disponibilizado em material impresso e por arquivo pdf no site do INCA.


Fonte: http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/Cemo/saibacomoserumdoador_folder.pdf

domingo, 27 de junho de 2010

Inverno e Doenças Respiratórias


É preciso tomar muito cuidado para se manter livre das doenças respiratórias no inverno.

Com a chegada do inverno é comum o aparecimento de doenças respiratórias. A maioria destas doenças pode ser evitada com cuidados muito simples. Estas doenças infecciosas podem atingir pessoas de qualquer sexo e idade, mas principalmente crianças e idosos que são mais vulneráveis a esse tipo de enfermidade, pois possuem um sistema imunológico mais frágil que o dos adultos.

Segundo o médico, vários fatores favorecem a disseminação de doenças respiratórias tais como: aglomerações de pessoas, clima frio, intensificação da poluição associado ao ar seco, mudanças bruscas e constantes de temperatura, o estado nutricional e imunológico, fatores emocionais e a presença de algum tipo de doença crônica em especial as de pulmão.

Quando inspiramos, o ar passa por um processo de umidificação antes de chegar aos pulmões, como no inverno o ar costuma ficar mais seco esse processo é comprometido. Isso dificulta a respiração e facilita o aparecimento de doenças respiratórias.

Considerando que por causa do frio as pessoas costumam ficar trancadas todas juntas em ambientes fechados, a facilidade com que vírus e bactérias se espalham é muito grande. O quadro ainda é agravado pela poluição que costuma ficar maior nos meses mais frios, pois a temperatura mais baixa dificulta a dispersão dos poluentes no ar.

Os vilões mais comuns, responsáveis pelas doenças respiratórias e desconforto nesta época são os vírus e bactérias. “Não devemos esquecer que as enfermidades relacionadas com as doenças alérgicas também podem ser um complicador. Quando sabemos as características e sintomas das doenças fica mais fácil combatê-las”, explica Dr. Samir El Haje.

As enfermidades respiratórias podem ser divididas em doenças alérgicas, doenças crônicas de pulmão e as infecções respiratórias. As mais comuns nessa época do ano são: amidalite, bronquite, gripe, otite, pneumonia, faringite, asma, laringite, resfriado, rinite e a sinusite. Todas podem ser prevenidas com alguns cuidados básicos. É importante lembrar que quem já possui quadro clínico com alguma doença alérgica ou crônica deve procurar o seu médico no inverno.

A estação do inverno é inevitável, mas algumas atitudes simples pode nos manter livres das doenças respiratórias. Segue algumas dicas:

- Vacine-se contra a gripe todos os anos
- Faça vacina contra o pneumococco a cada cinco anos
- Fuja das aglomerações de pessoas
- Fique longe de ambientes fechados ou sem boa ventilação
- Desvie os ambientes poluídos
- Tenha cuidado com a higiene corporal, e mantenha suas roupas de cama e vestimenta sempre limpas.
- Evite mudanças bruscas de temperatura e ambientes com ar condicionado
- Elimine bebidas muito geladas
- Tenha uma dieta saudável e equilibrada, mantenha-se bem hidratado.
- Use roupas adequadas à estação
- Mantenha controle rigoroso das doenças crônicas
- O uso de umidificadores ou de bacias cheias de água aumentam a umidade do ar e facilitam a respiração.
- Evitar banhos muito quentes impede que a camada de gordura da pele seja retirada, o que evita que ela fique seca ou que apareça algum tipo de alergia.
- Fazer exercícios físicos aumenta a capacidade respiratória, por isso não pare de se mexer por causa do frio.
- Lave as mãos com freqüência para evitar que você mesmo leve microorganismos nocivos para a sua boca.
- O inverno é uma boa hora para parar de fumar, pois os fumantes e as pessoas que convivem com eles têm muito mais chances de contrair enfermidades respiratórias que as outras pessoas.

Em caso de dúvidas, sempre procure um médico.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Alimentação e Amamentação


A mulher, desde o início da humanidade, sempre soube nutrir sua cria. Os conhecimentos eram passados pelas mulheres mais experientes para as novas gerações e assim foi, durante muitos e muitos séculos. Porém, a história da amamentação foi modificada recentemente. É uma tendência da mulher moderna querer se cercar de apetrechos que facilitem sua vida. E foi assim que o peito foi trocado pela mamadeira e o leite materno pelo leite em pó.

As mulheres desaprenderam a amamentar seus bebês e, durante um certo tempo, acreditava-se que substituir o leite materno pelo leite de vaca não traria grandes prejuízos. Contudo, depois de muitos e muitos estudos sobre o assunto ficou provado que o aleitamento materno, além de ser uma grande prova de amor, é também garantia de saúde para o bebê.

Não existe mulher com o leite ruim ou leite fraco. Toda mãe produz o leite ideal para o seu filho. Portanto, nada de colocar mil caraminholas na cabeça achando que o seu bebê não está sendo bem alimentado.

É claro que mesmo assim toda mãe acaba se preocupando com o que come durante o período de aleitamento. As perguntas não param. Será que posso comer isso? Será que aquilo pode ser forte demais para o bebê?

A Dra. Sílvia Maria Baliero Nigro garante que não há razão para se preocupar. "A princípio não há alimentos proibidos para a nutriz. Em situações de suspeita de alergia alimentar no bebê, em aleitamento materno exclusivo, cujo diagnóstico é bem difícil, pode-se pensar numa dieta hipoalergênica para a mamãe".

O correto é manter uma alimentação sadia, com bastante leite, água e sucos, para estimular a produção de leite. Alguns bebês podem ser sensíveis a um determinado tipo de alimento que a mãe consome, então, se ingerir temperos fortes, por exemplo, fique de olho na reação do bebê. Ele pode ficar agitado ou apresentar alguma alergia. O ideal é optar por alimentos mais saudáveis.

É bom lembrar que durante a amamentação não há razão para iniciar uma dieta. Ela pode comprometer a produção e a quantidade de leite e, conseqüentemente, prejudicar a nutrição do bebê. Para produzir uma boa quantidade de leite, a mãe necessita de uma alimentação balanceada, com aproximadamente 2500 calorias por dia, e muitos copos de água ou qualquer outro líquido, além de relaxar bastante. Ela pode aproveitar para descansar durante os períodos de sono do bebê, deixando afazeres e compromissos para outras pessoas. Nessa fase, todos têm que ajudar.

As mães vegetarianas devem redobrar os cuidados com a alimentação e se certificar de estar ingerindo vitaminas e minerais suficientes para alimentar ela e o bebê. Uma consulta com um nutricionista pode ser a melhor opção para elaborar um cardápio adequado, com refeições e lanches saudáveis.

E é claro que remédios, bebidas e fumo não combinam com amamentação. A mãe que amamenta deve lembrar sempre que essas substâncias perigosas podem ser transferidas para o leite materno. É por isso que a amamentação é contra-indicada para mães que sejam dependentes químicas.

Portanto, se o seu bebê está para chegar, mãos à obra. E nunca se esqueça, aninhado no colo quentinho da mãe, o bebê recebe carinho e o melhor alimento para sua saúde e desenvolvimento!


Fonte: Guia do Bebê - http://guiadobebe.uol.com.br/

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Cereais Matinais : por que fazem bem ?


Os cereais matinais vêm ganhando um espaço cada vez maior na alimentação dos brasileiros. Isso se deve a sua praticidade, sabores e tipos que agradam a todas as idades, mas principalmente pela informação divulgada dos benefícios nutricionais que oferecem à saúde.

Os cereais matinais, como aveia, all bran e quinua são considerados integrais porque não passam pelo processo de refinação, o que preserva a integridade de sua camada mais externa, chamada farelo, onde há maior quantidade de fibras, além de minerais, vitaminas e demais nutrientes. Portanto, são mais ricos do ponto de vista nutricional do que os refinados (flocos de milho) que contêm um teor muito pequeno de fibras, vitaminas e minerais por sofrerem a remoção desta camada durante o processo de refinação. Assim, cuidado! Nem todos os cereais matinais são ricos de fibras e nutrientes, vale a pena conferir no rótulo quais contêm maior quantidade de fibras por porção, pois são também os melhores sob o ponto de vista nutricional. Caso contrário o consumo será apenas de carboidratos, basicamente amido, além de açúcar refinado que nada tem de saudável.

Os cereais matinais contêm em média 50 a 60% de carboidratos, 10 a 20 % de fibras solúveis e insolúveis, 15% de proteínas, traços de lipídios, vitaminas do complexo B, Vitamina E, zinco, cálcio, ferro, magnésio, potássio, além de fitoquímicos como ácidos fenólicos e flavonóides com funções antioxidantes, os quais retardam o envelhecimento celular.

Devido a esta composição nutricional são alimentos que melhoram a energia e o desempenho físico, reforçam o sistema imunológico, colaboram com a formação e regeneração de estruturas corpóreas (ossos e dentes), hemoglobina, auxilia no relaxamento muscular, inchaços, proporcionam saciedade, melhoram o trânsito intestinal, mantêm níveis glicêmicos e ajudam na diminuição do colesterol LDL.

A recomendação diária de consumo dos cereais matinais é em média 40 gramas, o que pode variar de acordo com as necessidades individuais.

Porém vale lembrar que é fundamental aumentar a ingestão de líquidos como água, chás e sucos ao longo do dia para evitar flatulência pela ação de um aporte maior de fibras, que pode inclusive ocasionar constipação.

Estudos indicam que os cereais
matinais consumidos regularmente juntamente com uma alimentação saudável podem diminuir o risco de certas doenças, como:

Cereais matinais x Doenças:

- Doenças cardiovasculares: através da redução do LDL colesterol e substâncias antioxidantes;

- Diabetes: através do controle da glicemia, pois promove maior tempo para o esvaziamento gástrico e mais lenta absorção da glicose, diminuindo os prejuízos dos picos glicêmicos;

- Câncer de colon: através da melhora no trânsito intestinal e um menor tempo de contato de agentes carcinogênicos no tecido que reveste o intestino, além de promover maior proliferação de bactérias benéficas para flora potencializando o sistema de defesa;

- Obesidade: por proporcionar maior saciedade, com mais volume e menos calorias. Sendo assim, é muito importante recomendar seu consumo em planos alimentares de perda de peso.


quarta-feira, 16 de junho de 2010

Vaidade Masculina


Hoje os homens se preocupam tanto quanto as mulheres com sua beleza, bem-estar e qualidade de vida.

Antigamente os homens se contentavam em fazer a barba e cortar o cabelo para ficarem com uma boa aparência. Mas os tempos mudaram e eles agora também se esmeram nos cuidados com o corpo e a pele. Hoje em dia eles malham, cuidam da alimentação, fazem tratamentos estéticos e utilizam cosméticos.

É comum encontrar homens nos salões de beleza cuidando das unhas, pintando e hidratando as madeixas, recebendo massagens, fazendo limpeza de pele e até mesmo se depilando, prática que até bem pouco tempo era exclusiva das mulheres e dos atletas - nadadores, corredores, ciclistas -, para conseguir ganhar centésimos de segundos em velocidade.

Mas a que se deve essa mudança de comportamento? Para a psicóloga Kátia Horpaczky*, são vários os fatores que desencadearam tal transformação. A primeira delas é a diminuição do preconceito com relação aos cuidados do homem com seu bem-estar. "Ele está passando por uma fase de transição e se permitindo ser mais sensível", diz ela.

Além disso, a preocupação com a qualidade de vida vem crescendo cada dia mais nas últimas duas décadas e os cuidados com a saúde e o corpo são parte fundamental dessa filosofia de vida."

A boa aparência e o desempenho físico são tão valorizados atualmente que trazem até mesmo ganhos no ambiente corporativo ", afirma Kátia. Ou seja, ser vaidoso ajuda a melhorar não só a vida pessoal, mas também a profissional.

Kátia diz que as mulheres de hoje já provaram e aprovaram esse "novo homem", até porque eles as incentivam a se cuidar mais. "Elas podem aprender a desfrutar mais de um homem assim deixando o preconceito de lado, pois os homens já provaram que a crença de que somente os broncos e os desarrumados são viris é uma grande bobagem".

Para ela, não existe vaidade excessiva. "Vaidade tem a ver com qualidade de vida e bem-estar. O limite é se sentir bem , estar em paz com seu corpo e sua mente." Homens, cuidem-se!

Autora: Kátia Horpaczky. Psicóloga clínica e organizacional, psicoterapeuta sexual, de família e casal.

domingo, 13 de junho de 2010

Como escolher um tênis ?


Variedade de cores, marcas e modelos. Na hora de comprar um tênis é possível escolher entre as mais diversas opções. Porém, é preciso ficar atento a alguns cuidados, como levar o modelo mais adequado para a atividade física que se pretende praticar. Para quem vai fazer corrida leve ou caminhada, por exemplo, o ideal é que a parte de trás do solado seja um pouco mais alta, pois é o calcanhar que sofre os maiores impactos da pisada.

Antes de tudo, na hora de escolher um tênis, é preciso ter em mente que, mais do que beleza, marca e cor, o calçado deve prevenir lesões e controlar as sobrecargas nesta parte do corpo. Qualquer tipo de atividade física (andar, correr, saltar) coloca em ação intensa os músculos, tendões, ligamentos, ossos e articulações e cartilagens. Outros fatores externos também atuam, como gravidade, atrito e resistência do ar. O resultado é um alto estresse músculo-articular, que precisa ser minimizado para não levar a lesões mais graves.

Em uma caminhada ou corrida leve, por exemplo, o impacto do movimento pode ser reduzido pela metade com o uso de tênis que possui sistema de amortecimento, hoje bastante comum na maioria dos modelos. Essa tecnologia que diminui o impacto pode variar de bolsas de gás pressurizado ou de gel à base de silicone - ambos dispersam o impacto vertical para a posição horizontal, amortecendo o choque dos pés. Outro sistema é o que utiliza discos de borracha com consistência diferente, colocados na parte do calcanhar, e que devem ser combinados conforme a atividade física, piso e peso. Há ainda as pirâmides de poliuterano revestidas e o sistema de favos e pilares gelificados.

É importante, também, saber qual o tipo de pé que se tem. Para isso, estampe a planta do pé em uma folha de papel. Se for normal, o desenho mostrará o pé inteiro, com uma pequena curvatura na parte interna. Nesse caso, o indicado são tênis de moderada estabilidade, como aqueles com o meio da sola em duas densidades. Estão nessa categoria os tênis de estabilidade ou amortecimento.

Caso tenha o chamado pé chato, o contorno não terá essa curva interna, e a pessoa pode ser pronada. Isso quer dizer que os pés curvam-se para dentro ao andar. Os tênis recomendados são os de estabilidade ou controle de movimento para reduzir o grau de pronação, com solado interno plano ou semicurvo. Estão nessa categoria os tênis de controle de movimento ou estabilidade.

Já se a pegada mostrar apenas a bola do calcanhar e a ponta dos dedos, sem ligação entre eles, a pessoa tem o arco do pé alto (supinado ou subpronado) e geralmente não consegue absorver o impacto de maneira eficiente. O tênis recomendado é o de amortecimento com boa flexibilidade e solado interno curvo para promover o movimento do pé. Nessa categoria estão os tênis de amortecimento.

Quem vai começar a praticar alguma atividade física deve optar por um tênis com ótimo amortecimento para ajudar na adaptação. Como o iniciante também tende a ter passadas maiores, o que gera maior impacto a cada passo, deve investir um pouco mais e comprar um tênis de qualidade superior.

É bom que se saiba que os tênis também têm prazo de validade. É importante substitui-los com regularidade, pois os muito usados perdem a função de amortecimento. Troque por um novo se o solado estiver gasto, com tração diminuída (não sentir firmeza ou escorregar na hora de dar o passo), ou se as costuras estiverem se soltando. De acordo com estudo em laboratório feito na Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo, caso o tênis seja submetido a uma carga intensa (utilização em corrida, por exemplo), o ideal é trocá-lo a cada 500 km. Se for usado para caminhadas, pode durar até 1.000 km. Para saber quando aposentar os tênis, o cálculo é simples. Se a pessoa pratica corrida leve ou caminha 5 km por dia, três vezes por semana, faz no total 15 km por semana. Neste ritmo, o tênis agüenta bem por 66 semanas, ou 1 ano e 3 meses. Para não se perder, anote quando começou a usar o calçado.

Na hora de comprar o tênis é importante conferir alguns detalhes para que fique ainda mais confortável nos pés:
- Verifique se não aperta nas laterais.
- Na parte do calcanhar, o solado deve ter pelo menos 2cm - isso evita os calos.
- Compre o calçado no fim da tarde à noite os pés tendem a ficar mais inchados.
- Prefira os tênis mais leves. Os pesados ou duros demais podem prejudicar os músculos e as articulações.

Conheça as cinco categorias dos tênis:
- Amortecimento (cushion): tem a sola macia, oferece maior amortecimento, mas menor suporte. Em geral têm solado interno curvo ou semi-curvo para estimular o movimento do pé. Indicado para quem não precisa de suporte extra nem tem um grau excessivo de pronação. Serve também para quem tem arco do pé alto (pés supinados ou subpronados - leia matéria ao lado).
- Controle de movimento (motion-control): são os mais rígidos e feitos para controlar a pronação excessiva. São mais pesados e com solado interno plano para oferecer maior estabilidade e suporte. Ideal para quem tem grau de pronação muito acentuado (pé chato).
- Estabilidade (stability): tem solado interno semi-curvo e com boa combinação de amortecimento e suporte. Para quem não tem problemas graves de controle de movimento do pé (super pronação).
- Performance (performance ou lightweight): possui solado interno curvo ou semi-curvo. Por ser leve é usado para competições ou treinos em ritmo rápido. Possui maior amortecimento e suporte.
- Trilha (trail): especiais para uso em trilhas e terrenos acidentados ou enlameados. Têm grande tração e são bastante estáveis. Indicado para quem quer correr em estrada de terra plana, sem buracos ou lama.

Não se esqueça das meias! É um risco calçar o tênis sem as meias nos dias mais quentes. Quando a temperatura ambiente for de 27º a 30º, por exemplo, o uso de um tênis fechado durante uma hora de caminhada, faz com que a temperatura dos pés chegue a 36º, causando grande secreção de suor. Caso não seja absorvido, a própria umidade aumentará ainda mais o suor. Depois de algumas horas, a pele úmida e as substâncias orgânicas do suor, causarão odor desagradável, além de levar à irritação cutânea e favorecer o aparecimento de infecções, como micoses, eczemas e pé-de-atleta.

O uso de meias de algodão, não muito apertadas para não dificultar o retorno do sangue, poderá evitar uma possível lesão, além de dar mais conforto aos pés nas atividades físicas.


sexta-feira, 11 de junho de 2010

Copa do Mundo 2010 - África do Sul


A Copa do Mundo de 2010 na África do Sul já começou.
Preencha suas janelas com as cores de sua seleção!
Encha seu coração de emoção!
Inspire o clima de copa que nos envolve de hoje em diante!
Expire sua devoção ao esporte que transcende desde 4000 A.C.!
Transpire toda sua paixão pelo Futebol!
A fé dos torcedores ultrapassa barreiras, as celebrações e reuniões já não variam de acordo com as fronteiras, os tipos sociais já não se diferenciam, mas se unem.
As confraternizações são inevitáveis, inexplicáveis, imprescindíveis, inesquecíveis.
Todos juntos, unidos, de mãos dadas, orando para que os Deuses do futebol nos deixem banquetear em mais uma de suas invejáveis ceias.
A pacífica guerra pelo campeonato, bicampeonato, tricampeonato, tetracampeonato, pentacampeonato e hexacampenato inicia-se amanhã.
Todos lutarão por suas cores! Por suas bandeiras!
Convoque seus compatriotas! Forme sua legião! Arme-se com sua camisa! Brade forte seu grito de amor, paixão, alegria e felicidade, onde estarão contidos os melhores votos para sua seleção!
Agora sim, podemos dizer: KE NAKO! CHEGOU A HORA!
QUE OS DEUSES SEJAM BONDOSOS E NOS ABENÇOEM COM MAIS UM DOS GRANDES ESPETÁCULOS QUE A TERRA PODE SEDIAR: A COPA DO MUNDO.
* Site Copa na África 2010
Nosso Blog indica alguns sites para quem quer acompanhar a Copa, conhecer mais sobre o universo do futebol e torcer muito pelo nosso Brasil. Os sites recomendados são:

- Site Oficial da Confederação Brasileira de Futebol: http://www.cbf.com.br/php/home.php?e=0#fechar

- Site Oficial da FIFA: http://pt.fifa.com/

- Rede Globo * Emissora Oficial: http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/

- Site Copa na África 2010: http://www.copanaafrica2010.com/

domingo, 6 de junho de 2010

Colesterol . . .


O colesterol é um tipo de lipídeo (ou gordura) que o organismo usa para produzir hormônios, vitamina D e substâncias que auxiliam na digestão. O corpo humano fabrica todo o colesterol de que precisa. Essa tarefa é desempenhada pelo fígado.

Os dois tipos principais de colesterol são o HDL e o LDL. Há também o VLDL, que não tem muita importância clínica.

O HDL, também conhecido como “bom colesterol”, é uma lipoproteína de alta densidade. O “bom colesterol (HDL) remove as gorduras dos vasos sanguíneos arteriais, deixando as paredes desses vasos bem limpas e flexíveis.

O LDL, também chamado de “mau colesterol”, é uma lipoproteína de baixa densidade. O “mau colesterol” (LDL) deposita gordura nos vasos sanguíneos arteriais, deixando as paredes desses vasos estreitas e endurecidas (arteriosclerose).

Note que a saúde dos vasos sanguíneos arteriais depende da relação de trabalho entre o HDL e o LDL. Isto significa dizer que quanto mais alto for o HDL, melhor será a saúde dos vasos arteriais. Caso contrário, onde o LDL esteja alto, pior será a saúde dos vasos arteriais, podendo ocorrer arteriosclerose e doenças cardiovasculares como o infarto do coração e o derrame cerebral.

Conheça os 10 alimentos que ajudam a derrubar o colesterol, diminuindo os níveis de moléculas gordurosas no sangue.

Já se sabe que frituras, excesso de carne vermelha e pacotes de salgadinhos industrializados devem ser evitados por contribuírem, pois contribuem para o aumento do colesterol ruim.

Porém, recentemente, a Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, divulgou uma lista de 10 alimentos que derrubam o colesterol. O segredo, no entanto não está somente em deixar de comer e sim, em ingerir ingredientes que, consumidos periodicamente, dão boa saúde ao coração. São eles:

1. Aveia - ela tem betaglucana, um tipo de fibra solúvel que inibe a síntese do colesterol.
2. Soja – seus grãos carregam a proteína que auxilia a excreção de ácidos biliares no intestino.
3. Fitoesteróis – encontrados nas margarinas, leites, iogurtes, diminui a absorção do colesterol ingerido.
4. Cevada – presença na maioria dos grãos integrais, ela fornece vitaminas e minerais importantes, principalmente vitamina B e selênio.
5. Peixes gordos – salmão, sardinha, arenque, cavala e atum. Eles têm ômega-3, que ajuda o coração substituindo as gorduras saturadas e aplacando os efeitos do mau colesterol.
6. Feijão – suas fibras permitem reduzir em até 10 % os níveis de LDL
7. Oleaginosas – castanhas, nozes e amêndoas possuem gorduras monoinsaturadas que elevam o HDL, a versão benéfica do colesterol.
8. Berinjela e quiabo – possuem substâncias antioxidantes.
9. Óleos vegetais – de soja, milho ou girassol, têm ômega-6, que reduz os níveis do colesterol.
10. Maçã, morango e frutas cítricas – são ricas em pectina, fibra que contribui para a eliminação do colesterol.



quarta-feira, 2 de junho de 2010

Cãibras! Por que elas acontecem?


Por que as cãibras acontecem? São diversos os motivos, porém, na maior parte das vezes, elas acontecem durante a prática de exercícios físicos. Veja o porque...

E são diversos os motivos que podem provocar as cãibras. Porém, na maior parte das vezes, elas acontecem durante a prática de exercícios físicos. Você sabe por quê?

Durante a prática de atividades físicas, o corpo perde água e outras substâncias através da transpiração. E uma das causas das cãibras é justamente a falta de água e certos sais minerais (especialmente o sódio e o potássio) no organismo.

Uma outra situação que é capaz de provocar cãibras é quando é feito um esforço físico maior do que a musculatura pode suportar. Neste caso, há um acúmulo excessivo de ácido láctico no músculo - situação que provoca as contrações.

Já se as cãibras atacarem quando você estiver deitado ou dormindo, provavelmente é porque passou dos seus limites no dia anterior e malhou além da conta, ultrapassando seus limites.

Há ainda a possibilidade de as cãibras serem resultado de problemas de circulação, de falta de aquecimento adequado antes de se exercitar ou ser efeito colateral de certos medicamentos.

Há algumas precauções que podem ser adotadas como forma de evitar as cãibras. A primeira delas é manter-se hidratado durante a prática de exercícios. Ou seja: beber bastante água para repor o que está sendo perdido através do suor.

Uma boa dica é manter uma dieta equilibrada e comer alimentos ricos em potássio, para que seu organismo tenha reservas desta substância. São boas fontes de potássio alimentos como banana, abacate, melão, laranja, tomate, batata, espinafre, agrião e beterraba.

Além disso, lembre-se de uma regra fundamental: jamais ultrapasse seus limites. Não faça esforços maiores do que seu corpo suporta, pois isso só poderá prejudicar seu organismo. Também não esqueça de fazer exercícios de alongamento antes e depois de malhar e de descansar seus músculos após o treino.

Quando estiver sentindo as cãibras, sua primeira atitude deve ser respirar fundo, ter calma e relaxar. Em seguida, tente alongar o músculo que estiver contraído.

Se a cãibra for na panturrilha, force o pé para cima, alongando o tornozelo e relaxando a musculatura da parte posterior da perna. Já se ela estiver ocorrendo no braço, dobre seu antebraço até formar um ângulo reto com o braço. Finalmente, no caso de a cãibra atacar o abdômen, flexione as pernas.

Massagear a região que está sendo contraída alivia as dores - mas é importante massagear suavemente, sem esfregar o músculo. Este procedimento também estimula a circulação sanguínea.

Atenção: Se as cãibras persistirem e se tornarem freqüentes, não deixe de procurar um médico. Malhar faz bem para a saúde, mas quando a malhação é feita de maneira errada os prejuízos podem ser inúmeros também. Tome cuidado.